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Tuesday, September 02, 2008

Restrições em propagandas de alimentos para crianças

Estudo australiano sugere restrições em propagandas de alimentos para crianças


Após analisar propagandas de alimentos voltadas para crianças, estudo australiano concluiu que os futuros debates relacionados à propaganda televisiva devem considerar a necessidade de se restringir o uso de técnicas de marketing que envolvam brindes, competições e o uso de personagens promocionais, como celebridades e desenhos animados, além de outras técnicas de persuasão. Os pesquisadores chegaram a tal conclusão após analisarem 714 horas de comerciais em dois períodos distintos em 2006 e 2007.

“Embora haja uma ligação reconhecida entre altos níveis de exposição à propaganda de alimentos não saudáveis e problemas relacionados ao peso entre crianças, há pouca pesquisa sobre até que ponto esta exposição inclui técnicas de marketing persuasivas”, afirmam os autores do estudo, Bridget Kelly, Libby Hattersley, Lesley King e Victoria Flood, todos ligados à Universidade de Sydney, na Austrália.

Segundo o artigo que aguarda publicação na edição impressa da revista científica Health Promotion International, tais métodos de marketing são freqüentemente utilizados para anunciar alimentos não essenciais para crianças, para promover o reconhecimento de uma marca por elas e uma preferência pelos produtos anunciados. “Personagens promocionais, em particular desenhos e aqueles com falas, têm sido associados a uma identificação por parte das crianças dos, e uma positiva em relação aos, produtos alimentícios, criando um reconhecimento da marca e uma lealdade desde a mais tenra idade”, dizem os especialistas.

De acordo com o artigo, o estudo teve como objetivo, especificamente, mensurar a exposição de crianças ao uso de marketing persuasivo nas propagandas de alimentos na televisão. Para tanto, os pesquisadores gravaram as propagandas veiculadas nos três canais comerciais australianos ao longo de uma semana em maio de 2006 e no mesmo mês de 2007, somando 238h por estação (ou 714h no geral). As propagandas de alimentos foram analisadas quanto ao uso de marketing persuasivo, incluindo ofertas com brindes e competições (ofertas Premium) e o uso de personagens promocionais, como celebridades e desenhos animados. /.../

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