Translate AMICOR contents if you like

Saturday, September 20, 2014

Maria Ribeiro da Silva Tavares *27/11/1911 +21/09/2014

Maria Ribeiro da Silva Tavares

Coloquei um link no título para um artigo que saiu sobre esta mulher excepcional no jornal Folha de São Paulo, nossa filha Ana Lúcia Robinson Achutti psiquiatra é que me alertou para a matéria.
Tenho registro de atendimento dela desde  25 de maio de 1974, portanto há quarenta anos. Desde antes (provavelmente na década de 60) Dra. Valderês Robinson Achutti, minha esposa, e eu atendemos seu pai, sua mãe e irmãs.
Ela é uma das minhas joias centenárias que me restam. A outra tem cento e nove anos.
A história dela já foi objeto de diversas matérias na mídia (nossa outra filha Lúcia Helena editora da RBS TV também já a entrevistou), mas para quem ainda não teve oportunidade de conhecê-la, o artigo atual pode ajudar.
Em tempo: agora, 13:30 do dia 21 acabo de receber telefonema do filho Carlos Eduardo Aguirre, comunicando-me a triste notícia do falecimento de Dona Maria, que deverá ser velada no próprio Patronato, entre os presos.

Da ZH do dia 22/09:

Idosa que era cuidada por presos morre aos 102 anos em Porto Alegre

Maria Ribeiro da Silva Tavares fundou, em 1942, o Patronato Lima Drummond, que abriga presidiários do regime semiabertopor Luísa MartinsIdosa que era cuidada por presos morre aos 102 anos em Porto Alegre Emílio Pedroso/Agencia RBS

Dona Maria tratava os presos pelo nome, em uma atitude que se antecipou às conquistas humanitárias da política carcerária

Foto: Emílio Pedroso / Agencia RBSDepois de meio século erguendo a bandeira de que nenhum preso é irrecuperável, a assistente social Maria Ribeiro da Silva Tavares, 102, deu adeus à família e a seus "anjos", como gostava de chamar os apenados com os quais morava no Patronato Lima Drummond, entidade que fundou em 1942. Ela morreu por volta das 15h deste domingo, de insuficiência respiratória. Estava há uma semana internada no Hospital Ernesto Dornelles./.../

No comments: