Translate AMICOR contents if you like

Friday, November 28, 2014

RUBENS MENA BARRETO COSTA (*27/11/1914)

CENTENÁRIO DE RUBENS MENA BARRETO COSTA

Uma homenagem (Texto de Eduardo Azeredo Costa)


Meu pai, Rubens Mena Barreto Costa, nasceu no dia 27 de novembro de 1914, em Porto Alegre; hoje completaria 100 anos de existência, não tivesse falecido em junho de 1992. Filho de Cantalício Luis da Costa e Hermelinda Menna Barreto Costa.

Não teve uma vida que passou desapercebida pela comunidade onde cresceu. De fato, muito cedo, ainda como estudante e como médico, daria passos importantes que marcaram seu pioneirismo e sucesso profissional. Do mesmo modo, construiu sua família, casando aos 27 anos com Lygia Bossle de Azeredo, nascida em 14 de abril de 1921 em São Francisco de Paula – RS. Dos três irmãos, Francisco, Margarida e eu, restamos dois com a perda da única e querida irmã./.../


***************************

Eu tive o prazer de conhecer Dr. Rubens Mena Barreto Costa antes de te conhecer e de nossas aventuras pela epidemiologia da Pressão Arterial e outros fatores de risco. Foi importante em minha vida minha experiência na SEFAE, com saúde escolar, aprendi a respeita-lo como endocrinologista e nutrologo desde o tempo em que tive maior contato com os Professores Faraco e Rubens Maciel, mais adiante tive a honra de ter sido chamado por ele para ajudar a tratar Dona Lygia. 
Tenho grata memória de ambos e por terem gerado um de meus mais queridos amigos que me oportunizou participar da pesquisa que coordenaste e de me apresentar nosso saudoso Professor Geofrey Rose.
Um abraço
Aloyzio Achutti

No comments: